24 de outubro de 2010

Dr House substitui Csi em algumas regiões por causa do horário de verão


Desde a última segunda-feira, a Record está transmitindo a série House no lugar de CSI para os Estados não submetidos ao horário de verão, o que inclui as regiões Norte e Nordeste, além de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Os Estados do Sul e do Sudeste continuam acompanhando CSI, atualmente na segunda reprise da quarta temporada na faixa das 21h.

A emissora tomou a decisão por causa da classificação indicativa. De acordo com os critérios do Ministério da Justiça, CSI é imprópria para menores de 14 anos. Logo, não pode ser exibida antes das 21h.

Como a programação da Record é gerada de São Paulo, os Estados do Nordeste, mais Tocantins, Pará, Amapá, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a estão recebendo com uma hora de defasagem. Por exemplo: Ribeirão do Tempo, que se inicia às 22h15 no Sul e no Sudeste, começa às 21h15 no Nordeste e nesses Estados durante a vigência do horário de verão.

No Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, onde a diferença de fuso agora é de duas horas (às 21h em São Paulo são 19h nesses Estados), a Record está exibindo antes de House a série Psych.

Isso porque House é imprópria para menores de 12 anos e não pode ser veiculada antes das 20h. Psych é inadequada para menores de 10 anos e pode ir ao ar em qualquer horário. Psych já era transmitida nesses Estados antes de CSI.

Nos Estados sem horário de verão, a Record está reprisando House desde a primeira temporada. A emissora não prevê para esses Estados uma nova reprise dos episódios de CSI que estão sendo substituídos pelos de House. Entende que, em tese, o público já viu CSI, que está em sua terceira exibição (a primeira foi no fim de noite e a segunda, na faixa das 21h, durou de janeiro a julho).

A operação deve seguir até 20 de fevereiro, quando acaba o horário de verão. Até lá, já estará encerrada a segunda reprise de CSI na faixa das 21h. Mas a Record ainda não decidiu o que irá fazer quando a transmissão de CSI chegar à sexta temporada (que permanece inédita às 21h).